Atualização das fichas de avaliação não muda indicadores

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 05 de fevereiro de 2025

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 31/01/2025
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/atualizacao-das-fichas-de-avaliacao-nao-muda-indicadores

A CAPES publicou esta semana, em seu site, a atualização das 50 fichas utilizadas como instrumentos para a Avaliação Quadrienal 2021-2024. O processo avaliativo abrange cerca de quatro mil e seiscentos programas de pós-graduação stricto sensu, de cursos de mestrado e doutorado de todo o País.

O número de fichas corresponde ao total de áreas de avaliação da CAPES. O documento é utilizado pelas comissões no processo avaliativo, que já tem definido o seu calendário de atividades para 2025 e 2026.

Os indicadores de 2025 não foram alterados em relação às fichas utilizadas na Avaliação Quadrienal 2021, mas passaram por adequações para eliminar duplicidades e redundâncias, após análises das coordenações de áreas e do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES. A medida teve como objetivo otimizar o uso das informações prestadas pelos programas de pós-graduação stricto sensu.

As adequações, que também foram discutidas durante o Seminário de Meio Termo da Avaliação Quadrienal em 2023, pretendem facilitar a compreensão do processo de avaliação de permanência. Dessa forma, fortalecem a transparência e contribuem para o avanço e consolidação da pós-graduação stricto sensu no País.

Além das fichas, os documentos das áreas, que orientam as atividades avaliativas, podem ser acessados no site da CAPES. Ambos foram aprovados pelo Comitê Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), após revisão pelas coordenações das áreas e pela Diretoria de Avaliação da Fundação.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados