MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 29 de novembro de 2024
Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 28/11/2024
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/novembro/comissao-debate-formacao-de-especialistas-em-geriatria
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), participou de audiência pública promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 27 de novembro. O encontro foi realizado para debater a falta de geriatras no Brasil e a criação de possíveis incentivos que facilitem a formação desses especialistas. O encontro foi convocado pelo deputado Luiz Couto.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de pessoas com 60 anos ou mais deverá dobrar nas próximas três décadas, representando cerca de 30% da população em 2050. No entanto, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), atualmente o Brasil conta com pouco menos de 2 mil geriatras em atividade.
“Atualmente temos uma dificuldade de preencher o déficit entre a quantidade de vagas ofertadas e de vagas ocupadas”, apontou o coordenador de Desenvolvimento da Educação em Saúde do MEC, Carlos Cardoso. “Para garantir que a população envelheça de maneira saudável, é necessário que mais médicos especialistas sejam formados e, para isso, é fundamental que os médicos em formação sejam introduzidos ao tema da geriatria e da gerontologia. Ademais, torna-se imprescindível que esse tema seja obrigatório nos currículos da medicina, para que estudantes conheçam melhor a área e se apaixonem pela especialidade.”
Participantes – Também participaram da audiência a coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Lígia Gualberto; a coordenadora-geral de Residências do Ministério da Saúde, Priscilla Azevedo; o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e representante da Associação Médica Brasileira, Marco Túlio Cintra; o conselheiro federal pelo estado da Paraíba no CFM, Bruno Leandro de Souza; a coordenadora adjunta da Comissão Ciclos de Vida e conselheira nacional de Saúde, Walquíria Cristina Batista; além de parlamentares e outras autoridades governamentais.