Por João Vianney: Expansão da EAD desafia as IES para atender expectativa dos alunos

LINKEDIN • 08 de outubro de 2024

Fonte da Notícia: LINKEDIN
Data da Publicação original: 03/10/2024
Publicado Originalmente em: https://www.linkedin.com/posts/joaovianney_ead-segue-liderando-o-crescimento-do-ensino-activity-7247619955364380672-x8JE/?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

Por João Vianney: EAD segue liderando o crescimento do Ensino Superior. Foram 3.313.402 novos alunos pela modalidade, contra 1.679.590 calouros no Ensino Presencial.


As novas matrículas na EAD representam 66,36% dos calouros de 2023, ficando 33,63% para o Ensino Presencial.

No comparativo com 2022, a EaD subiu 6,9%. A taxa de crescimento foi menor os dois dígitos dos anos anteriores. No Presencial, aumento de 1,4%, estagnado.

Na soma geral, 4.993.992 novos alunos de EAD + Presencial no Censo 2023.
Em 2022 o total de ingressantes nas duas modalidades foi de 4.756.728.
Em comparação a 2022, o volume cresceu 4,98% em 2023.

A previsão do MEC é que no volume total da matrícula a EAD ultrapasse o Ensino Presencial no Censo do Ensino Superior de 2024.

Em 2023 as modalidades ficam praticamente empatadas, com 5 milhões de alunos no Ensino Presencial, e 4,9 milhões na EAD. Total de 9,9 milhões.

Mas, os calouros da EAD foram o dobro do Presencialz A virada na matrícula é apenas uma questão da linha do tempo.

DEZ TÓPICOS RELEVANTES DO CENSO 2023:
A. 24,1 milhões de vagas x 4,9 milhões de calouros
B. 71,7% das vagas no Ensino Privado são EAD.
C. 87,1% das vagas no Ensino Público são presenciais.
D. 2.580 instituições: 2.264 são privadas, e 316 públicas.
E. 1 a cada 5 jovens de 18 a 24 anos não frequenta e não concluiu o ensino médio.
F. 1,7 milhão se inscreveram em cursos de licenciatura;
G. Nas Licenciaturas, 67% dos alunos estudam por EAD.
H. 172.287 novos alunos do Presencial usaram o Fies.
I. 403.735 novos alunos usaram o Prouni.
J. 53% das matriculas são em bacharelado, 30% em licenciatura e 17% em tecnológico.

O QUE O MEC FALOU?
Durante a coletiva de imprensa a Secretária de Regulação e Supervisão, Marta Abramo, disse que o MEC está fazendo uma reflexão sobre o crescimento da EAD, para rever parâmetros de qualidade para a modalidade.

Marta admitiu que a nova regulamentação para as Licenciaturas deve mudar o cenário dos cursos dentro da Educação a Distância, em função das características de oferta que passaram a ser exigidas, com maior carga de presencialidade.

O MEC, nesta fala da Secretária da SERES, segue repetindo a narrativa do Todos Pela Educação, de que a formação de professores na EAD estaria prejudicando a qualidade da Educação Básica.

Mas, isso não é verdade, pois desde 2005 o IDEB sobe sem parar. E, em paralelo, aumentou a formação para a docência pela EAD.

Portanto, é uma argumentação falsa, essa de que a EAD não gerou professores qualificados, e ainda que mais presencialidade é que teria qualidade na formação.
Porém, o MEC adotou essa fake narrativa do Todos Pela Educação, e passou a ficar repetindo e repetindo.

O ministro da educação em exercício, Leonardo Barchini (Secretário Executivo do MEC) não fez um ataque direto à modalidade.

Ele disse que "O MEC não é contra a Educação a Distância". E ainda completou afirmando que entende que o crescimento da EAD "foi uma opção da sociedade".


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