G1 • 18 de julho de 2022
Fonte da Notícia: G1
Data da Publicação original: 16/07/2022
Publicado Originalmente em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2022/07/16/unb-e-apontada-como-15a-melhor-universidade-da-america-latina-em-ranking-internacional.ghtml
A Universidade de Brasília (UnB) é a 15ª melhor instituição de ensino superior da América Latina, segundo ranking da Times Higher Education (THE) Latin America, revista inglesa que publica notícias e artigos referentes a educação superior, afiliada ao jornal The Times. O levantamento foi divulgado na quinta-feira (14).
A publicação avalia universidades da América Latina e da região caribenha, de acordo com cinco eixos: ensino, pesquisa, citações, inserção internacional e renda com a indústria. A avaliação mundial também é feita com os mesmos critérios.
Foram avaliadas 197 universidades – 20 a mais do que em 2021 –, entre públicas e privadas, de 13 países latino-americanos. A UnB passou a integrar o ranking em 2017 e, desde então, vem melhorando sua classificação.
Melhora no ranking
A atual colocação da UnB representa avanço de uma posição em relação ao ano passado, quando ficou no 16ª lugar. A universidade também subiu em relação ao ranking do ano passado, se consideradas apenas as universidades brasileiras.
Entre as instituições do país, passou do 12º lugar para a 11ª colocação. Já entre universidades federais brasileiras, a UnB subiu duas posições em relação a 2021, e agora ocupa o 6º lugar.
“Sinto muito orgulho de ver a universidade avançando em colocações nos rankings. Mesmo em meio às críticas ao ensino superior público e aos cortes orçamentários, continuamos com o compromisso de oferecer ensino, pesquisa e extensão de excelência. Os rankings são um reconhecimento disso”, diz a reitora Márcia Abrahão.
Avaliação e pontuação
Considerando os cinco eixos de avaliação, a UnB obteve pontuação geral de 75,2. O cálculo foi baseado nas seguintes notas:
No eixo de renda com a indústria, a UnB conquistou um aumento de 59,7% em relação a 2021. Nesse quesito, a instituição agora possui a quinta pontuação mais alta entre universidades brasileiras.
"É bastante significativo o crescimento nesse eixo que avalia a capacidade da Universidade de contribuir com o mercado em inovações, invenções e consultoria. Mostra que estamos no caminho certo ao ampliar o diálogo com a sociedade, transferir conhecimento, atrair financiamento e encaminhar profissionais ao mercado de trabalho", diz a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.