Prouni 2022/2 aceitará as duas últimas edições do Enem

QUERO BOLSA • 21 de junho de 2022

Fonte da Notícia: QUERO BOLSA
Data da Publicação original: 20/06/2022
Publicado Originalmente em: https://querobolsa.com.br/revista/prouni-2022-2-aceitara-as-duas-ultimas-edicoes-do-enem

Na última quarta-feira (15), o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital de adesão das instituições de ensino superiores ao Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2022.

Conforme divulgado pelo órgão, agora será possível utilizar a nota das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscrever no Prouni do segundo semestre de 2022.

Na edição do primeiro semestre do Prouni deste ano, conforme decreto assinado pelo Presidente da República, os estudantes que fizeram um dos dois últimos Enem (edições de 2021 e 2020) também puderam se inscrever no programa.

O informativo do MEC ainda diz que o calendário e critérios do processo seletivo do Prouni 2022/2 serão definidos em edital, que ainda não foi publicado. As inscrições para o programa estão previstas para iniciar no final de julho, mas ainda sem data definida.

O Prouni é um dos principais programas do governo federal para ampliar o acesso à educação superior para a população brasileira. O programa abre as inscrições duas vezes por ano, no começo e no meio, e fornece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino privadas.

Entenda, abaixo, as principais mudanças que ocorreram no Prouni 2022:

Quais as principais mudanças no Prouni 2022/2?

Uma das alterações previstas na Portaria nº 422 é sobre regularidade fiscal das faculdades participantes. Agora, a verificação da regularidade fiscal e da inexistência de registro de pendência no Cadin (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal) das instituições deve ser feita a cada processo eletivo do Prouni, e não mais somente no início do 1º semestre.

Além disso, outra alteração que a portaria realizou é a possibilidade de participar do Prouni tendo feito pelo menos uma das duas edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou até mesmo ambas as edições, que são o Enem 2021 e 2020. Anteriormente, apenas era aceita a nota da edição mais recente da prova.

Segundo o comunicado, para quem realizou as duas últimas edições do exame, o sistema considerará a nota mais alta obtida. Para poder participar do programa, é necessário ter atingido a nota de no mínimo 450 pontos na soma das cinco provas do Enem, não ter zerado na redação e nem ter participado do exame como treineiro.

Ampliação do acesso ao Prouni

No mês de maio o Prouni passou por outra grande mudança: a ampliação do seu acesso por alunos da rede particular que não sejam bolsistas. Anteriormente, só era permitido que participassem aqueles estudantes que estudassem em escolas particulares com bolsa.

De acordo com a Medida Provisória (MP) sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a partir de julho de 2022 alunos de escolas privadas podem se inscrever no programa, mesmo se não forem bolsistas.

O documento também informa sobre algumas alterações nas regras do programa em relação à documentação, às cotas e à seleção dos candidatos, que você pode conferir todas neste artigo: Prouni: Bolsonaro sanciona MP que permite a participação de alunos de escolas particulares.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados