MEC e Capes acompanham workshop sobre Programa Internacional de Modernização da Educação Superior

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 25 de fevereiro de 2022

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 24/02/2022
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-e-capes-acompanham-workshop-sobre-programa-internacional-de-modernizacao-da-educacao-superior

Na última semana, representantes do MEC e da Capes participaram de um workshop do Programa Brasil - Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação (PMG), em Houston (EUA). O evento, coordenado pela Capes e pela Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright), aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, de forma presencial.

Também estavam presentes representantes da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, do Consulado-Geral do Brasil em Houston e de universidades brasileiras e americanas, incluindo a Rice University, anfitriã do workshop.

Ao longo da semana, docentes de cursos de engenharia de sete universidades brasileiras debateram sobre metodologias ativas de aprendizagem, gestão de laboratórios de prototipagem multiuso, aprendizagem baseada em projetos e o uso do campus universitário como um laboratório vivo para a implementação de projetos discentes.

Além disso, os participantes puderam trocar experiências sobre a modernização dos currículos de cursos de graduação, mobilidade de professores e estudantes, internacionalização dos cursos e formação de redes de colaboração acadêmica entre o Brasil e os EUA, a adoção de metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem e desafios e soluções relacionados ao ensino remoto, tema que ganhou expressiva importância durante a pandemia de Covid-19.

Cada uma das instituições participantes do PMG – que oferecem cursos de engenharia química, mecânica, civil, eletrônica, ambiental, de produção, de materiais e de controle e automação – produziu um Projeto Institucional de Modernização (PIM), a ser implementado até 2026, que possui como finalidade aprimorar a base teórica, a capacidade de inovação e de empreendedorismo dos graduandos em engenharia, além de promover maior integração entre a academia e o setor produtivo.

A consolidação de programas para fortalecer a internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras, incluindo a promoção do intercâmbio científico e tecnológico internacional e a consolidação de ações de incentivo à mobilidade estudantil e docente, são estratégias do Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei nº 13.005 de 2004 e com prazo de execução até 2024.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados