G1 • 03 de novembro de 2021
Fonte da Notícia: G1
Data da Publicação original: 03/11/2021
Publicado Originalmente em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/11/03/enade-2021-divulgado-local-da-prova-para-quem-respondeu-ao-questionario-do-estudante.ghtml
Os alunos inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 que já preencheram o questionário do estudante podem conferir o local onde irão realizar a prova. A informação está disponível no cartão de confirmação de inscrição no Sistema Enade.
A prova, que acontece em 14 de novembro, corresponde à edição de 2020, que foi adiada em razão da pandemia de covid-19. O preenchimento do questionário do estudante é obrigatório e o aluno tem até o dia 13 para fazê-lo. Ele serve para montar o perfil do estudante e é levado em conta na avaliação da instituição de ensino superior.
Já a edição deste ano do Enade será aplicada só em 2022, ainda sem data definida.
No cartão de confirmação, constam ainda o horário de aplicação da prova do Enade, documentação de identificação exigida no dia do exame e atendimentos que foram solicitados e aprovados.
Para ter acesso a essas informações, o aluno precisa ter respondido ao questionário do estudante, também disponível no sistema do exame (saiba mais abaixo).
O Enade é utilizado para avaliar cursos de ensino superior, através do resultado do exame e das respostas obtidas no questionário do estudante.
A prova avalia alunos do primeiro e do último anos dos cursos de graduação, a fim de analisar seu rendimento em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral.
A cada edição do exame, há um revezamento de áreas do conhecimento a serem avaliadas.
Em 2021, o exame abrange áreas vinculadas ao ano II do sexto ciclo avaliativo, que são:
O preenchimento do questionário do estudante é obrigatório para os alunos inscritos no Enade e pode ser feito até 13 de novembro. Ele objetiva levantar informações que possibilitem a caracterização do perfil dos estudantes.
Para a edição atual, o levantamento apresenta, além das 68 questões recorrentes, 11 perguntas extras sobre possíveis repercussões da crise sanitária causada pela covid-19 no processo formativo dos estudantes.