G1 • 05 de outubro de 2021
Fonte da Notícia: G1
Data da Publicação original: 05/10/2021
Publicado Originalmente em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/10/05/revalida-2020-lista-de-aprovados-na-2a-etapa-e-divulgada.ghtml
A lista de aprovados na segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020 foi divulgada nesta terça-feira (5). A avaliação é exigida para revalidar diplomas de medicina expedidos por universidades estrangeiras e permitir que os profissionais possam atuar no Brasil.
O resultado foi publicado no Diário Oficial da União e conta com 1.085 médicos aprovados. Os nomes também podem ser consultados pelo Sistema Revalida.
Os participantes aprovados devem entrar em contato com o setor de diplomas da universidade brasileira selecionada por ele para agendar a entrega dos documentos para revalidação.
Cabe à universidade definir o prazo de validade da aprovação no Revalida 2020, respeitando o tempo mínimo de um ano após a publicação do resultado final. Uma vez que o diploma for revalidado, o candidato passa a poder exercer a profissão no Brasil.
Aqueles que foram reprovados na segunda fase do Revalida 2020 podem se inscrever diretamente para esta etapa nas próximas duas edições do exame, dispensando a realização do processo de revalidação desde a primeira etapa.
Em setembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame, aplicou a primeira etapa de 2021. O resultado deve ser divulgado em 26 de outubro, e a segunda etapa ainda não tem data para acontecer.
Segundo o site do Inep, "o Revalida subsidia o processo de revalidação dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O exame é direcionado tanto aos estrangeiros formados em medicina fora do Brasil quanto aos brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal".
O exame é dividido em duas fases, ambas eliminatórias:
Quem for aprovado na primeira etapa poderá realizar o exame de habilidades clínicas. Os aprovados na segunda etapa podem revalidar seu diploma e atuar profissionalmente no Brasil.