MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 22 de setembro de 2021
Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 21/09/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/em-videoconferencia-capes-discute-gestao-da-pos-graduacao
Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, participou de reunião com o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). O encontro, realizado por videoconferência em 9 de setembro, abordou temas como a Avaliação Quadrienal 2017-2020, o relatório final do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), o calendário de Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN) e o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD).
“A Avaliação corre bem, do ponto de vista do comprometimento da equipe, dos coordenadores, dos avaliadores”, disse Cláudia de Toledo. A presidente da CAPES citou a criação da Comissão de Acompanhamento e Apoio dos Processos da Avaliação Quadrienal 2017-2020, composta por representantes dos três Colégios de avaliação e da Fundação, cuja missão é agilizar os trabalhos. A Avaliação Quadrienal é o principal instrumento de controle de qualidade da pós-graduação brasileira.
Já o planejamento decenal é papel do PNPG. A comissão responsável por apresentar o relatório final do período iniciado em 2011 e encerrado em 2020 está com os trabalhos praticamente concluídos. “O núcleo do documento está pronto. Em breve deve ser disponibilizado”, pontuou Cláudia de Toledo. O Plano traça um diagnóstico da pós-graduação do País em uma década e aponta possíveis soluções para o próximo decênio.
Quanto ao calendário de APCN, a CAPES estuda datas para lançamento. A apresentação da proposta de cursos novos é feita pelas instituições, na Plataforma Sucupira. A Fundação é parte do processo de autorização, precedendo a deliberação da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e a homologação do ministro da Educação.