G1 • 13 de setembro de 2021
Fonte da Notícia: G1
Data da Publicação original: 13/09/2021
Publicado Originalmente em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/09/13/revalida-2021-termina-nesta-segunda-prazo-para-submeter-pedidos-de-recurso-ao-gabarito.ghtml
Os participantes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas de Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021 têm até esta segunda-feira (13) para submeter pedidos de recurso ao gabarito preliminar e ao padrão de resposta provisório divulgado pelo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira (Inep).
Os pedidos devem ser feitos pelo Sistema Revalida até 23h59, horário de Brasília.
Pode fazer uma solicitação qualquer participante que questione a relação do gabarito preliminar da prova objetiva ou padrão de resposta provisório da prova discursiva.
Os pedidos serão analisados pela banca corretora do exame. Para ser considerado, os recursos devem conter questionamentos relacionados apenas às respostas definidas para o gabarito e para o padrão de respostas.
As razões para deferimento ou indeferimento das solicitações serão agrupadas em relatórios da análise e separados por temas recorrentes nos recursos interpostos. Nesta fase, não serão encaminhadas aos participantes respostas individuais.
Os resultados das análises serão divulgados no Sistema Revalida, no dia 26 de outubro, juntamente com as versões definitivas dos gabaritos oficiais da prova objetiva e do padrão de respostas da prova discursiva.
No caso de anulação de itens do gabarito ou do padrão de resposta, a respectiva pontuação será atribuída a todos os participantes. Eventuais casos de alteração de itens também serão aplicados para a correção das provas de todos os participantes, inclusive dos que não tenham interposto recurso.
Sobre o Revalida
O Revalida serve para que os médicos formados em universidades estrangeiras possam validar o diploma e exercer a profissão no Brasil.
A primeira etapa do processo ocorreu em 5 de setembro, em duas partes:
Haverá uma nota de corte única, a partir da soma de todas as questões (testes e dissertativas): serão aprovados para a segunda etapa aqueles que alcançarem, no mínimo, 90 pontos (de um total de 150)
Os classificados terão de fazer um exame de habilidades clínicas, ainda sem data marcada.
Cronograma da primeira fase