CAPES e Semesp discutem pós-graduação

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 30 de agosto de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 27/08/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/capes-e-semesp-discutem-pos-graduacao

Melhorias da Pós-Graduação Stricto Sensu do Brasil foi tema de reunião virtual, nesta quinta-feira, 20/08, entre Cláudia Toledo, presidente da CAPES, e integrantes do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, o Semesp, entidade que representa as instituições mantenedoras das universidades privadas do País. No encontro foram debatidos o desenvolvimento e a manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de pessoal de alto nível.

O Semesp apresentou dados importantes da pós-graduação stricto sensu do Brasil, como o percentual de alunos matriculados em cursos de mestrado e doutorado nas redes pública e privada: 74,3% estão na primeira e 25,7% nas particulares. Já na graduação, o cenário se inverte: 24,2% e 75,8% e respectivamente.

Na reunião o Semesp pediu o apoio da CAPES para ter um maior equilíbrio na representatividade das IES particulares em comissões e conselhos técnicos de avaliação. Além disso a entidade pleiteou a criação de mais oportunidades para a participação das mantenedoras no Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup).

Cláudia de Toledo, considerou a pauta legítima e sugeriu a criação de um grupo de trabalho em atendimento às demandas. “É uma ideia, talvez um nascedouro, neste momento. Precisamos fomentar a formação de redes que integram, indistintamente, instituições públicas e privadas”.

Segundo Lúcia Maria Teixeira, presidente do Semesp, as reflexões conjuntas para a formulação e gestão de políticas educacionais são importantes. “Era isso o que a gente queria: poder participar e contribuir”, observou.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados