O GLOBO • 01 de fevereiro de 2021
Fonte da Notícia: O GLOBO
Data da Publicação original: 30/01/2021
Publicado Originalmente em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2021/02/globo-hibrido2.pdf
Segundo pesquisa publicada em outubro pela Associação Brasileira de Educação à Distância (Abed), 38% dos estudantes gostariam de contar com o formato híbrido, combinando aulas remotas e presenciais, no pós-pandemia. Mesmo com a crise sanitária ainda longe do fim, o formato já é considerado realidade para os estudantes nos próximos anos. Este ano, o governo do Estado do Rio considerou o híbrido a melhor opção para o retorno seguro à escola, que agora é atividade essencial. Além dos colégios estaduais, faculdades privadas entrarão na corrente. A PUC-Rio, que tem um de seus campus na Gávea, já em 2019 cogitava o formato on-line. Através da IAG —Escola de Negócios, a faculdade concebeu uma sala híbrida que permite que os alunos acompanhem as aulas, ao vivo, de qualquer lugar. Mas, devido à pandemia, o novo modelo será posto em prática apenas este ano. — No ensino remoto, trouxemos alunos e professores de diversos lugares. Aumentou a diversidade. Tivemos pessoas de culturas e visões diferentes. Claro que existem pontos positivos e negativos, mas acredito que o híbrido, ou até mesmo o remoto, é o futuro —analisa Paula Valente, gerente de Programas Executivos do IAG PUC-Rio.