ADMINISTRADORES • 08 de janeiro de 2021
Fonte da Notícia: ADMINISTRADORES
Data da Publicação original: 06/01/2020
Publicado Originalmente em: https://administradores.com.br/noticias/profissionais-do-google-inauguram-o-primeiro-sindicato-do-vale-do-sil%C3%ADcio
Em artigo publicado na segunda-feira (4) no jornal "The New York Times", um grupo de mais de 200 funcionários do Google e de sua detentora, a holding Alphabet, anunciaram a criação de um sindicato de profissionais da companhia, iniciativa inédita entre as empresas do chamado Vale do Silício, nos EUA.
"O primeiro sindicato em uma grande empresa de tecnologia por e para todos os trabalhadores de tecnologia", diz o texto do Alphabet Workers Union, Sindicato dos Trabalhadores da Alphabet, criado para defender mudanças em estrutura, ética e política organizacional na big tech.
"Alguns executivos ricos definem o que a empresa produz e como seus trabalhadores são tratados. Esta não é a empresa para a qual queremos trabalhar", acrescenta o comunicado, que acusa a companhia de desigualdade e segregação racial em seu sistema de empregos e salários, apoio a regimes repressivos e lucro com anúncios de grupos de ódio, além de criticá-la pelo trato com casos de assédio e seu envolvimento em projetos com o Departamento de Defesa dos EUA, como o desenvolvimento de inteligência artificial para incrementar os ataques a drone das Forças Armadas.
"Elegeremos representantes, tomaremos decisões democraticamente, pagaremos taxas e contrataremos organizadores qualificados para garantir que todos os funcionários do Google saibam que podem trabalhar conosco se realmente quiserem que a empresa reflita seus valores", continua o comunicado do grupo, que se dirige também aos profissionais temporários e terceirizados da Alphabet.
Tendo duas engenheiras de software, Parul Koul e Chewy Shaw, como suas presidente e vice-presidente, respectivamente, o novo sindicato cobrará 1% da remuneração anual dos associados para organizar sua estrutura e pagar honorários advocatícios.